Cuidados Com a Pneumonia

 

 

 

 

A pneumonia nada mais é do que uma inflamação dos pulmões, mas especificamente dos alvéolos, local onde ocorrem às trocas gasosas, devido à infecção causada por bactérias, vírus, fungos e outros agentes infecciosos ou por substâncias químicas. Na pneumonia os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos, o que impede o seu funcionamento adequado. O oxigênio pode não alcançar o sangue, e se existe oxigênio insuficiente no sangue, às células do corpo não funcionam adequadamente.

Dentre todos os tipos existentes, a pneumonia bacteriana é a mais freqüente. É causada por uma bactéria chamada Pneumococo, presente na cavidade oral de algumas pessoas normais. Quando as defesas do organismo enfraquecem, elas podem ser aspiradas para os pulmões e causar a doença. O indivíduo com uma diminuição do sistema de defesa do organismo, como os portadores de HIV e pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia, podem ter pneumonia por agentes infecciosos incomuns.

As conseqüências dependem muito da idade da pessoa acometida, do tipo de pneumonia e do estado geral de saúde anterior à pneumonia. As pessoas com doença cardíaca ou pulmonar prévias têm mais risco de complicações. A bacteremia é uma complicação bastante grave, ocorre quando as bactérias alcançam o sangue, podendo se espalhar por todo o corpo, apresentando risco de vida. Bebês apresentam com freqüência este quadro, quando não tratado a tempo. Quanto mais rápido a pneumonia for diagnosticada, maior é a chance de cura.

Os principais sintomas são: Febre e suor intenso, calafrios e tremores, falta de apetite, dor no peito que piora com a respiração, tosse com catarro esverdeado, marrom, ou com raias de sangue, respiração ofegante, gemência e prostração, aceleração do pulso. Em casos mais graves, os lábios e unhas podem ficar roxos por falta de oxigênio no sangue e pode haver confusão mental. Em crianças muito pequenas ou já com outras doenças de base, a pneumonia pode ocorre sem a presença dos sinais clássicos, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico.

Previna – se, a pneumonia pode ser uma complicação de uma gripe, assim a vacina da gripe é uma boa forma de prevenção da doença. Está disponível também a vacina contra o pneumococo, o principal agente causador da pneumonia. Ela está indicada para pessoas com maior risco de adquirir a doença e de ter suas complicações: pessoas com doenças crônicas pulmonares, cardíacas, renais, diabéticas, residentes de asilos e pessoas com 65 anos ou mais.

 

 

 

 

 

 

 

Obrigada…..

About these ads

Sobre Érica Passos

Bacharel em Comunicação Social / Jornalismo pela UNIPAC Pós Graduação em Comunicação Empresarial pela UFJF. (em andamento)
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Cuidados Com a Pneumonia

  1. Renato de Oliveira disse:

    Estou a trez dias com esta doença e tomando remedio em casa, por favor em quanto tempo, mais ficarei com isto, quando ando por pouco metros pareçe que andei quilometros fico cansado e ofegante e normal.
    muito obrigado……..

  2. Clauber Pereira Lopes disse:

    Obrigado digo eu, pois essa matéria me ajudou muito a entender sobre a pneumonia. Minha mãe já está internada quase um mês.
    Ela tem 70 anos e é diabética, ela estava em tratamento de uma infecção muito grave e no hospital também adquiriu pneumonia.
    Ela está melhorando a cada dia.

  3. sera que a vacina contra o pneumococo, é indecado a paciente que teve recentemente a pneumonia ?
    e se estar disponivel ao sus ?se o paciente estiver com pneumonia e entratamento ele pode tomar essa vacina ? sem mas espero resposta. agradeço antecipadamente

  4. melry fagundes disse:

    pois estou com pneumonia nos dois pulmóes,pois estou em tratamento,estou me sentindo melhor,estou me sentimento melhor.

  5. SIRIA PROVASI disse:

    me mande tudo sobre sinusite!!!

  6. brenda disse:

    estou com pneumunia ….ja estou melhor….sofri muito ,meu pulmao doeu bastante….e ainda toço…sinto faalta de ar….oq será q é????/

  7. Olá Boa Tarde,

    A minha namorada, tem 23 anos e está com princípio de Pneumonia; gostaria de saber quais os cuidados ela deve ter em casa e quais os medicamentos ideais? pois estou muito preocupçado.

    Grato:
    Antonio

    • Érica Passos disse:

      Olá Antonio, como vai?
      Eu não sou médica sou apenas jornalista, por isso não posso receitar medicamento. Acho que ela deveria procurar um especialista para orienta-la. Mas é aconselhavél que evite sair na frio para não pegar os golpes de ventos e também evitar gelados.
      Abraços

  8. biazinha disse:

    Eu nao entendo muito sou so uma estudante e estava fazendo um trabalho e dessidir comentar.Acho que ele deveria procurar um espesialista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s